Cachorro lambendo a pata excessivamente

Cachorro lambendo a pata excessivamente: o que isso indica?

Cachorro lambendo a pata excessivamente é algo normal? Às vezes, os cães lambem algumas partes do corpo para se higienizar, mas se esse hábito se tornar muito recorrente, pode ser um indício de que algo não está certo. Confira neste texto o que a lambedura excessiva pode nos indicar a respeito dos pets! 

Para começar, vale esclarecer que existem várias razões para o seu cão estar se lambendo demais, aqui vamos citar apenas algumas, portanto, é recomendável consultar um médico veterinário para uma avaliação profissional!

 

Alergias

Uma causa bastante comum para a lambedura excessiva é a alergia. A alergia de contato deixa a pele dos cães mais sensível, o que provoca a coceira e, com isso, eles tendem a se lamber com mais frequência. Por isso, vale a pena verificar se o seu cão está exposto a algo que o incomoda, como produtos de limpeza, plantas, produtos químicos ou até mesmo certos alimentos, que podem levá-lo a desenvolver uma reação alérgica.

 

Lesões e parasitas

Outra possível causa para esse problema são as lesões. Se o seu cão estiver com uma lesão ou ferida, provavelmente ele vai se lamber em busca de alívio da dor.

Além disso, carrapatos, pulgas e ácaros podem irritar a pele do seu cão, levando-o a lamber compulsivamente para aliviar a coceira. Portanto, inspecione a pele do seu cão frequentemente para verificar se não há sinais de infestação por parasitas.

 

Estresse, ansiedade ou tédio

Estes três fatores também podem ser os causadores da lambedura excessiva do seu cão. Assim como os humanos, os cães podem manifestar estresse, tédio ou ansiedade através de comportamentos compulsivos, como lamber demais as patas. 

Para evitar isso, tente não o deixar sozinho por muito tempo, fazê-lo praticar mais exercícios físicos, dar mais atenção a ele, estimulá-lo e comprar mais brinquedos para ele se distrair. Todas essas práticas ajudam a aumentar a sensação de bem-estar do seu bichinho e minimizar os comportamentos compulsivos!

 

Por fim, ressaltamos que a higiene e os cuidados com as patinhas do seu pet são fundamentais. Hábitos como cortar as unhas, dar banhos e usar hidratantes podem fazer toda a diferença.

No mais, ficar atento aos sinais e fazer visitas periódicas ao médico veterinário também é essencial para garantir o bem-estar geral do seu bichinho!

 

Saiba mais

Clique aqui para mais informações sobre as franquias da Pet 10 e aqui para falar com um de nossos consultores, que vai te ajudar com tudo o que você precisar!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro do Universo Pet 10. Estamos no Instagram e no Facebook também!

Deixe um comentário

Falar Agora
Escanear o código
Olá! Que bom que você chegou até nós pelo Google! Envie esta mensagem e daremos início ao agendamento do seu pet!